27.10.09

PELO SONHO É QUE VAMOS



"Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

                                Basta a fé no que temos.
                                Basta a esperança naquilo
                                que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.
                                                      Chegamos? Não chegamos?
                                                       Partimos. Vamos. Somos."

 (Sebastião da Gama, Pelo sonho é que vamos)

11 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

Madalena
Passei devagarinho como sempre faço.
A nossa vontade de voltar a áfrica tem que ser uma realidade...

um beijo. vou voltar

Noesperesnada disse...

Hermoso poema, que fuerza, que fe y esperanza en la vida.

AFRICA EM POESIA disse...

Madalena

África acaba por nos unir,
As coisas não acontecem por acaso.
Vamos estando,
Se precisares de mim ... do pouco que sei de blogs estou à disposição

Um beijo

romério rômulo disse...

madalena:
te encontrei no namibiano e vim
conhecer.
romério

Madalena disse...

Alberto,
Seus blogues são lindíssimos, em especial o COMUNICALAFATE, pelas imagens e pelos conceitos.
Gostei paticularmente da definição do seu perfil:
“Cuando soplan vientos de cambio, algunos construyen refugios y se esconden.... Otros levantan molinos Y se hace la luz....”
Sendo uma pessoa que, acredito, não se refugia nem se esconde perante os ventos de mudança, mas antes levanta moinhos para que, com eles, se faça luz, qual o porquê da identidade Noesperesnada que adoptou neste espaço de comunicação? No COMUNICALAFATE são também belíssimas palavras de esperança que o definem "Todavía me emocionan ciertas voces, todavía creo en mirar a los ojos, todavía tengo en mente cambiar algo, todavía y a dios gracias todavía. El sol quema la lengua de los lagartos, la verdad es buen veneno pa' las tripas, todavía hay mucha gente que esta viva, todavía y Dios gracias todavía. Multiplicar, es la tarea, es la tarea..."
É uma curiosidade, tão só, perceber a razão do Noesperesnada, por parte de alguém que palpita em esperança em todas as suas palavras. Seria mais um importante ponto de vista a enriquecer o meu universo e forma de olhar o mundo e a vida.
Obrigada.
Um abraço da
Madalena

Madalena disse...

Romério,
Obrigada pela visita. Espero que continuemos a partilhar os nossos espaços de comunicação virtual com potencial tão rico. Gostei muito do seu espaço de arte e poesia da sua autoria, que vou seguir atentamente.
Um abraço da
Madalena

Noesperesnada disse...

Acho que a espera imposto sobre a realidade tira algum stress e espontaneidade, surpresa e prazer. Esperar nada e receber tudo seria talvez melhor explicar como a minha abordagem à vida. Obrigado por tudo que você diz ter sido muito gratificante e muito motivador para mim.

Madalena disse...

Entendi, Alberto. E partilho do seu ponto de vista: não esperar nada ajuda-nos a valorizar o que ganhamos ou conquistamos e não nos coloca no permanente sress da desilusão própria de uma realidade que não controlamos quando esperamos que ela nos ofereça algo, por si só. É isso, não é? Uma espécie de valorização do que somos e temos e vibrar com a emoção do inesperado, da descoberta.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Olá Madalena,

Já cá estive logo que deixou o comentário no meu blogue, mas foi de passagem. Hoje voltei, com mais vagar e também para deixar o registo da minha visita. Obrigado pelo amável e simpático comentário. Espero-a mais vezes!
No entanto voce também tem aqui um excelente blogue, parabéns!
Estou linkando,
Kandandu

Madalena disse...

Olá, João (Namibiano)
Obrigada pela visita e palavras de estímulo que deixou a quem vagueia ainda por este universo virtual.É uma honra.
Os seus espaços e poesia são lindíssimos, sólidos e em permanente construção.Nunca deixarei de neles navegar, até porque me identifico com muito do que lá é escrito, divulgado, comentado, pensado e imaginado e com o interessante perfil que nos apresenta.
Um abraço de alguém que ficou com a alma mais rica depois de ter caminhado por Tombwa,a terra que o viu nascer, no sublime deserto do Namibe.

Madalena disse...

Lili
Também devagarinho, percorri os seus blogues, olhando e saboreando a arte de quem sabe sentir o que não se vê e ouvir o inaudível.
Dos poemas às artes plásticas mas, por razões que só o coração conhece, ligada a África como sou, minha terra-mãe (Moçambique) e musa constante de toda a sua obra belíssima, deixo neste espaço especial e por isso mesmo o meu obrigada pela oportunidade e privilégio de poder partilhá-lo, graças à visita e gentis palavras que deixou no meu imberbe blogue, sítio de expressão e pontos de vista por onde vagueio ainda titubeante. Voltarei aqui sempre e a todos os outros que enriquecem a alma e o saber de quem os segue.

(Msg enviada em 30 de Outubro de 2009 para o blogue África em Poesia, como resposta ao comentário de 28.10.09 e que originou a resposta de Lili a 31.10)