28.11.09

Só faltavam 13 Kms...


Foto de Alexadre Correia

...para chegar a Porto Alexandre, hoje Tômbua,  a cidade à beira-mar mais a sul no litoral angolano. Interessante, Porto Alexandre manter-se placidamente assinalado numa antiga placa colonial, no meio do deserto, permitindo-nos saber que só faltam 13 Kms para chegar a Tômbua, designação que adquiriu a partir de 1975. São tempos de paz os nossos, de conciliação do passado com o futuro, de mãos dadas no pesente.
A simbólica placa traduz este generalizado sentimento de tolerância e respeito mútuo, imensamente gratificantes, que se vive e se partilha nestas rotas de quem viaja em Angola muito para além dos aprazíveis locais turísticos estruturados e peparados para nos receber como visitantes, que somos.
Descobrimos ou revivemos belezas naturais únicas e vibramos com a genuína alegria e gentileza das populações locais que nos acolhem de braços abertos. Vale a pena consultar o blogue AS VIAGENS DE ALEX , tanto do ponto de vista dos registos fotográfico e histórico como das reportagens em si mesmas. Está lá tudo.
E passear por todo o terreno das belas e diversificadas províncias angolanas. Inesquecível.

1 comentário:

Meg disse...

Madalena,

Hoje vim com tempo para ler e te acompanhar nesta viagem por lugares que não conheço mas sinto.
De Angola, Luanda é a minha referência de uma vida. A outra conheço-a pelas imagens que tenho vindo a recolher, reconhecendo-a em cada pedaço de terra vermelha, nas acácias, nos imbondeiros, nas picadas, nas praias...memórias de um tempo antes...

Obrigada, Madalena.

Um beijo