4.12.09

A Welwitchia e o Chiado

KImdaMagna perguntou-me, nos comentários a MOMENTOS INSTANTES, "que ligação entre o Chiado e a Welwitchia?"

Respondi que "talvez haja alguma ligação, quem sabe? O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos e com mais história da cidade de Lisboa. A Welwitschia Mirabilis é uma das plantas mais emblemáticas de Angola. Tal como o Chiado, tem características únicas e só existe no deserto do Namibe, em Angola e na Namíbia.O Chiado só existe em Lisboa.
Há sempre uma ligação entre as coisas, as pessoas, os seres vivos. É uma questão de querer encontrar o elo."

Mas a minha  ligação pessoal Welwitchia-Chiado, é feita de elos de vida e fica muito para além de qualquer dado objectivo, histórico, científico ou geográfico.
É feita de circunstâncias, de oportunidades, de experiências que se nos oferecem e que se tornam únicas pelo momento, pelo instante, pelo espaço e pelo tempo como as vivemos; pelo modo como estamos permeáveis e absorevemos as sensações e as emoções que a descoberta, o espanto, o conhecimento e o belo provocam em nós e em nós ficam registadas para sempre, algo muito difícil de explicar mas que se sente e faz vibrar cá dentro, só de pensar.

As fotos, as palavras, não chegam para agarrar esses tais momentos-instantes que vivi no café A Brasileira , no Chiado. Ecrevi há quatro anos aquele apontamento - o sentir hoje é igual. Com a diferença de que não voltei  lá a entrar. Prefiro ficar com a memória intocável e confortável de tempos, como digo, que já não são.
A materialização em fotos ou escritos dos nossos sentimentos, dos  nossos sentires, é sempre incompleta.A tentativa de se tentar agarrar esses estados de alma vivenciados em outros contextos é, por vezes, dolorosa e desilude.

Por isso, há sempre espaços para novos pontos de vista.

Alguns, não os quero intencionalmente perder ou rever. Não por conservadorismo, nostalgia ou sentimentalismo. Mas porque me enriqueceram como pessoa e desafiam-me, por isso, a ficar sempre atenta e aberta  ao mundo no seu todo, a pensar e reflectir sobre ele, a crescer mas com raízes firmes, com referenciais que me ajudam a alimentar e expandir a alma e o conhecimento, mas sem perder o elo que me liga a mim mesma , a minha identidade.

Deste ponto de vista, o elo comum entre o Namibe, onde radica a Welwitivhia, e o Chiado, onde radica A Brasileira, está no facto de se tratarem de locais que não me deixaram indiferente e que despertam de alguma forma o melhor que há em mim, como tantos outros que vou rememorando e percorrendo por estas páginas avulsas. Numa espécie de contradição interna entre o que sei não conseguir transmitir e o que sei valer a pena objectivar, recordar ou repensar, por muito incompleto que seja o testemunho, a foto, o olhar.

Aqui fica a interpelação e o desafio:
Que ligação entre a Welwitchia (Namibe) o Chiado (Lisboa)?


3 comentários:

Meg disse...

Madalena,

Li e reli este teu post, debrucei-me sobre as imagens, sonhei e pouco ficou para dizer, senão que também eu...

Prefiro ficar com a memória intocável e confortável de tempos, como digo, que já não são.

Tem um bom fim de semana

Um beijinho para ti.

AFRICA EM POESIA disse...

contente com a tua visita.
espero-te sempre


O meu livro de Natal é para mim ...Magia...Espero que ao lerem um pouco do que vou deixando... sintam o mesmo
eu Gostava de sentir todas as crianças a terem sempre Natal

um beijo

MENSAGEM DE NATAL

Natal
Do menino negro
Que é igual
Ao menino branco
E o menino negro
Ao ser amamentado...
A sua Mãe
Também Negra
Alimenta-o
Dá-lhe o seu leite
Leite de Negra
Que é apenas
Leite Branco!...

LILI LARANJO se quizeres o livro mando por correio

Madalena disse...

Obrigada, Lili, pelas palavras e poema. O livro está à venda em que locais? Agradeço muito a tua disponibilidade, mas não quero incomodar.
Espero que 2010 seja pleno de saúde, alegrias, inspiração e muito amor.
Um beijinho.